terça-feira, 30 de setembro de 2008

COMO É O DIA A DIA A BORDO?


Difícil de contar, pq NÃO EXISTE ROTINA. Um dia é diferente do outro. Se estamos navegando, lemos, conversamos e pouco se faz além de dirigir o barco; qdo se está no meio do mar, fica muito mais difícil cozinhar, arrumar o barco e até ir ao banheiro. Se estamos ancorados, vai depender se estamos trabalhando ou curtindo uma nova ancoragem.
Para nós que trabalhamos em “charters”, passamos a semana na tarefa de entreter os convidados. É trabalho duro, das 6.30 hs ás 22 hs mas para nós é um prazer, nos parece mais como se estivéssemos recebendo amigos na própria casa. Qdo não estamos trabalhando, de 3 a 5 meses ao ano, nosso dia a dia é como o de qualquer um, acordar cedo, arrumar o barco, escrever no blog, cozinhar, consertar alguma coisa no barco, comprar alguma coisa no market em terra, abastecer o barco de água e diesel, fazer a “laundry”, qdo dá tempo fazemos alguma trilha, andamos de bicicleta que temos a bordo, encontramos amigos e infelizmente uma vez ao ano nos dedicamos exclusivamente a manutenção árdua que um veleiro exige.
Nossa percepção de aproveitamento do tempo é muito diferente de quem vive nas cidades.
Nos parece que enchemos o tempo com muito mais acontecimentos... Por exemplo: em um só ano pode se ter vivido na Venezuela, Antilhas, Açores e Espanha. Vivido mesmo, não somente fazendo turismo, imerso na sociedade como um todo, com nossa residência que é móvel. Tudo em um só ano!
Qdo vamos ao Brasil visitar a família uma vez ao ano durante um mês, o que vemos é que neste mesmo ano em que tanta coisa aconteceu conosco, uma mesma pessoa não tem nada pra contar além de alguns fim de semanas de feriado na praia com muito trânsito, 11 meses de trabalho estressante e muitas noitadas em bares e restaurantes.
O que aprendemos com este estilo de vida é que é impossível fazer planos a longo prazo, já que estamos sempre em movimento. Tudo muda a todo instante e rápido demais. Temos que ser flexíveis e acompanhar estas mudanças.

2 comentários:

A onde o vento me levar disse...

meninos, mais gente deveria conhecer esta vida maravilhosa que é velejar, passarei o endereço de vcs para algumas pessoas que estão com o mesmo sonho de vcs. Também andei vivendo meus dois últimos anos na água, como disseram: fazemos e conhecemos tantas coisas num tempo relativamente curto em relação aos que estão em terra.
Meus parabéns, que os ventos e os mares lhe sejam sempre maravilhosos.

Raphael Nascimento disse...

Adorei o blog de vcs. Ando namorando essa idéia há muito tempo. Sou morador no Rio e na primeira oportunidade que eu tiver, me manda pra alguma marina.

Parabéns e espero que continuem postando.